Curricular

DADOS PESSOAIS

André de Mendonça Quitério
brasileiro, solteiro, 33 anos, portador de MTB e CNH

CONTATOS

Rua Cerqueira Cesar, 1884-2
Boulevard, Ribeirão Preto/SP
(16) 8162-8546
andrequiterio@gmail.com

ÁREAS DE INTERESSE

Comunicação Jornalismo Publicidade

OUTRAS REFERÊNCIAS

portfólio como redator publicitário (http://blogdoquiterio.blogspot.com)
currículo lattes (http://lattes.cnpq.br/9107997029622113)

FORMAÇÃO ACADÊMICA

(2007-2009) Unesp - Pós-Graduação Strictu Sensu - Mestrado em Comunicação Midiática
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Dissertação: “A Internet na política brasileira: sites de deputados federais paulistas”

(2002-2005) Unesp - Bacharelado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Trabalho de Conclusão de Curso: “Relações entre jornalismo e campanhas eleitorais”

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL EM COMUNICAÇÃO

(2011-atual) Labcom Comunicação Total
Planejamento e Criação. Atua como redator, na direção de criação e no planejamento, alternando as funções de acordo com as necessidades de cada projeto.

(2010-2011) Labcom Comunicação Total
Coordenação de Redação. Responsável pela equipe de redatores e pela coordenação dos trabalhos criados pelas equipes de redatores, diretores de arte e arte-finalistas.

(2009-2010) Ayres Publicidade
Revisor dos jornais “Magistratura&Trabalho” e “Tribuna da Magistratura”, publicações direcionadas a juízes e desembargadores do Estado de São Paulo.

(2008-2009) Raio X Comunicação
Por seis meses, atuou como Planejamento Estratégico e Assessoria de Imprensa. Antes, desempenhava a função de redator publicitário, criando campanhas e redigindo textos, inclusive para internet.

(2007) SESC Pinheiros
Atuou como webanimador no projeto Internet Livre, ministrando cursos e oficinas relacionadas à Internet para públicos específicos, como crianças e idosos.

(2006-2007) Empório de Comunicação
Desempenhou a função de redator publicitário, criando campanhas e redigindo textos para todas as mídias, especialmente impressa. Também participou do planejamento de campanhas.

(2005) Bauru Shopping Center
Estágio em assessoria de imprensa. Principais atividades: jornal mensal interno, elaboração de releases, clipping de notícias, atualização do site do shopping.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

(2012-atual) UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais - campus de Frutal
Professor das duas habilitações do curso de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Disciplinas já ministradas: Redação Publicitária, Regionalização da Mídia, Publicidade no Agronegócio e Comunicação Digital - direção de criação.

(2005) Tarefando
Professor do Curso de Redação “Redigindo”, direcionado a alunos do Ensino Fundamental e Médio.

(2004) Interativo Sistema de Ensino
Professor responsável pela disciplina “Gramática”, 1° e 2° anos do Ensino Médio.
Professor responsável pela disciplina “Redação”, 3° anos do Ensino Médio.

(2003-2005) Unesp/Faac & Lions Clube
Professor de turmas de 50 alunos pré-vestibular. Responsável pelas disciplina “Redação”, em 2004 e 2005, e pela disciplina “Gramática e Interpretação de Texto”, em 2003.

(2003) Unesp&MEC(Secretaria de Educação à Distância)
Tutor do curso “TV na Escola e os Desafios de Hoje”, que orienta professores a utilizarem as diversas mídias em sala de aula, em especial a televisão. Responsável por uma turma de 57 professores da rede pública de ensino fundamental e médio.

EXPERIÊNCIAS RELEVANTES

(2011) Artes Cênicas
Aluno regular do primeiro ano do curso de Iniciação em Artes Cênicas, pela Ong Ribeirão em Cena, de Ribeirão Preto/SP.

(2004) Campanha Eleitoral da candidata Majô Jandreice (PCdoB)
Com a jornalista Célia Rodrigues (MTB 22.123), desenvolveu a campanha eleitoral dos candidatos a vereador do Partido Comunista do Brasil, em Bauru. A candidata Majô Jandreice foi eleita.

(2003-2004) Artes Cênicas
Participou de dois grupos de teatro: Centro Cultural de Bauru e Centro de Pesquisa e Produção Teatral da Unesp/Bauru. Apresentou duas peças: Imaginarium (Élio Andreotti) e A Morta (Oswald de Andrade).

CONHECIMENTOS GERAIS

(Informática)
Nível avançado do software Prezi, específico para apresentações digitais.
Nível avançado dos Produtos Microsoft Office (Excel, Word, PowerPoint, Access).
Nível intermediário Produtos Adobe (PageMaker, InDesign, Photoshop, Acrobat).
Nível intermediário Sistemas Operacionais (DOS, Windows, Mac, Linux).

(Inglês)
Nível intermediário de leitura e escrita.

PERFIL

Sou um jornalista diplomado pela Unesp e que está no mercado publicitário desde 2005. Concluí em 2009 o mestrado em Comunicação Midiática, também pela Unesp, com pesquisa sobre como deputados federais promovem sua imagem na Internet, durante o mandato.

Faço meus trabalhos de forma precisa e detalhada, mas os prazos do mercado e as rotinas da academia ensinaram-me que tudo deve ser feito mais rápido do que exigem nossas perfeições íntimas. Sou atencioso com as pessoas, e não costumo ter dificuldades de relacionamento no ambiente de trabalho.

Em 2012 consegui retomar minha carreira como professor, agora em nível superior, no campo da Comunicação Social, pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Uemg. Apesar disso, continuo atuando no mercado publicitário, pois considero muito importante que os professores dessa área possuam grande experiência profissional, e ainda estou construindo a minha, há sete anos.

Como diferenciais, tenho avançados conhecimentos em informática, língua portuguesa e, tanto pelos conhecimentos profissionais como pelo domínio acadêmico sobre as ideias de Marshall McLuhan, trabalho com facilidade as muitas diferenças de linguagem, usos e efeitos dos diversos meios comunicativos.
.